domingo, 22 de fevereiro de 2009

A Nova Ordem Filosófica(NOF) pela filosofia de Epicuro

BY GLÁUBER FERREIRA

A filosofia de Epicuro nos mostra um novo modo de vida. Ele diz ter achado a forma de se obter a felicidade, a verdadeira felicidade. Nessa filosofia, para alcançar-se a
felicidade, se faz necessário alicerçar-se em três pilares: O prazer, a liberdade e a reflexão. Epicuro mira os prazeres estéticos e intelectuais, como os mais altos prazeres. Música, comida, ócio, sensualidade, trabalho, pinturas, esportes, tudo que proporcione prazer deve ser feito, mas esse prazer deve ser sem culpa, pois a culpa macula o prazer.

O filósofo diz também que deve-se ter liberdade, essa liberdade para ele está intimamente ligada a auto-suficiência, seja ela financeira ou política. Não se deve ter demais, segundo ele quem tem muito é um vaso esborrando água, devemos apenas manter nosso vaso cheio de modo que não estejamos privados dos nossos prazeres.
Por último a reflexão, segundo Epicuro, devemos refletir, seja sobre o dia, nossos atos, os atos dos outros, sobre o mundo e seus acontecimentos. E claro essa reflexão
deve levar a um aperfeiçoamento.

Epicuro não é Ateu. Apesar de não ser religioso, não ser adepto de nenhuma religião da época, nem tampouco haver criado a sua. Ele diz que existe uma divindade divina, Deus, e que ele é supremo, soberano, onipresente, onipotente, oniciente e que deve ser adorado. Noentanto não o vincula a nenhuma religião da época.


Eu, Gláuber, não o acho certo, nem errado, prefiro não o julgar agora. Penso que existem verdades, e elas valem aqui e em qualquer lugar que existe, talvez nenhuma delas esteja nesse texto, mas talvez sim!


VERDADE......BONDADE......LEALDADE

EXPLIQUE ISSO!

Nenhum comentário:


eXTReMe Tracker